segunda-feira, 10 de outubro de 2016

FORAM DIAS DE FESTA


Por: Carlos Augusto Ferreira Galvão
Presidente da Regional São Paulo da SOBRAMES


Enfim realizamos o XXVI Congresso Nacional da SOBRAMES. Foram dias inesquecíveis com a presença de tantos amigos de inúmeros estados e de Moçambique. O substrato do evento foi o altíssimo nível da produção literária que nos trouxeram os sobramistas tanto de nossa regional como as deste país afora. De quebra, os colegas de Moçambique mostraram algo do folclore e das músicas e danças daquele querido país. 

Mas também foi um tempo de festa, desde a abertura até o animadíssimo jantar de encerramento com a revelação dos premiados, que receberam troféus, diplomas, e valiosos brindes oferecidos pela regional de Pernambuco: um vistoso smartfone de marca famosa para os primeiros colocados em prosa e verso. Foi também sorteado entre os congressistas um riquíssimo trabalho de xilogravura de um artista maranhense, ofertado pela regional de lá. 

Destacaram-se as delegações pernambucana e maranhense, que se apresentaram robustas com muitos congressistas. Pernambuco em nada surpreende pois, sendo uma das mais tradicionais regionais, sempre se apresenta com grande número de componentes; mas a do Maranhão surpreendeu exatamente por ser uma regional reativada recentemente. Vieram em grande número e dispostos a levar o próximo congresso para São Luís. E conseguiram!

Temos também que realçar a delegação carioca, que acabou levando para o Rio de Janeiro a Jornada Nacional do próximo ano. No encerramento optamos por uma festa temática que caracterizasse Sampa, e nada mais marcante nesta cidade do que a influência italiana. Então foi uma festa glamourosa e animada ao som da tarantela, onde ninguém conseguiu ficar parado e o salão se encheu de sobramistas empolgados com a folia. Agora são lembranças que acredito serem boas para quem tomou parte neste evento, e nos deixa com um gostinho de nostalgia no coração e de orgulho por termos apresentado um Congresso que todos gostaram.

Este BLOG ainda terá muitas atualizações e informações complementares sobre essa festa literária. Por ora, convidamos a todos a lerem a edição especial do jornal "O BANDEIRANTE", de outubro de 2016, que publicada algumas fotos do evento e também os textos literários em prosa e verso premiados. 


CLIQUE NA CAPA PARA LEITURA OU DOWNLOAD


Veja também as informações sobre os jurados do concurso, suas notas e a classificação final de todos os textos participantes dos concursos de prosa e verso deste evento, clicando nos seguintes links:

JURADOS

RESULTADO, CONCORRENTES E VOTOS 



Nenhum comentário:

Postar um comentário