PALESTRAS

XXVI Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores - SOBRAMES
de 22 a 24 de setembro de 2016 - São Paulo - SP


PALESTRAS INSCRITAS
(inscrições encerradas)

Literatura e “Zeitgeist”
Alitta Guimarães Costa Reis

Regional São Paulo 

RESENHA / SINOPSE:
Uma reflexão sobre o papel da literatura e dos escritores em meio aos desafios e exigências de nosso tempo (as restrições materiais, a crise moral, a manipulação das pessoas, o enfraquecimento das vontades e a multiplicação de desejos, os usos e abusos da tecnologia, o desmoronamento das certezas). Em meio às patologias sociais, é possível  que os escritores ( e a literatura) possam contribuir efetivamente para um viver e um conviver saudáveis?

_______________________________


Nina Rodrigues - a trajetória de um sábio
Arquimedes Viegas Vale

Regional Maranhão 

RESENHA / SINOPSE:  
RAYMUNDO NINA RODRIGUES foi o luminar da ciência no Brasil no século XIX, por suas várias frentes de desbravamento científico e pelo seu pensamento de vanguarda.
Com mescla genética em sua origem, nasceu na zona rural da cidade de Vargem Grande/MA, em 04 de dezembro de 1862. Seu pai era fazendeiro e mantinha suas atividades agropecuárias pelos braços de dezenas de escravos.
Mudou-se para São Luis/MA aos 10 anos de idade, para estudar, e aí fez seus estudos médios. Formou-se em Medicina, no Rio de Janeiro, em 1888, sendo que, parte do seu curso fez em Salvador/BA.
Voltou para São Luis, onde pretendia radicar-se porém, não foi bem aceito por seus colegas médicos, devido suas ideias inovadoras e faro de pesquisador, numa época em que muito da prática médica era empírica.
Partiu para Salvador onde dedicou-se ao Magistério e à organização do Curso de Medicina. Foi Professor concursado de Clínica Médica e posteriormente transferido para a Cadeira de Medicina Legal, onde desenvolveu um grande trabalho de sistematização da disciplina. Dedicou-se a estudos humanistas e elaborou trabalhos que foram publicados em várias partes do mundo. Fez incursões críticas e pesquisas sociais na área do Direito. Atuou na Psicologia, onde plantou muitas bases teóricas, na Sociologia, e na Psiquiatria. Nesta, fez seu laboratório nos manicômios em que atuou por vários anos, inclusive firmando-se como pioneiro no mundo em Hipnose Forense. Mas, foi a Antropologia que ele trouxe à luz, sendo, por isto, chamado de “O Pai da Antropologia no Brasil”.
Sua obra é bastante fragmentada mas, deixou dois livros de grande importância que, até a atualidade, são fontes de pesquisa: “O ANIMISMO FETICHISTA DOS NEGROS BAHIANOS” e “OS AFRICANOS NO BRASIL”. Estes são os primeiros, no Brasil, que abordam a temática do negro numa visão bastante ampla.
Nina Rodrigues faleceu em 1906, em Paris, quando em viagem para representar a Faculdade de Medicina na Europa.
Foi o maior pensador social do Brasil, no século XIX. 

___________________________________

O duplo na vida e nas artes
Luiz Gondim de Araujo Lins

Regional Rio de Janeiro 

RESENHA / SINÓPSE: 
Conceito / Sinônimos / O duplo na literatura,  na música,  no cinema, na pintura, no teatro / Ventríloquo / No carnaval / Mediunidade / No espelho / No amor /
Psicanálise / Shakespeare - Otelo / Esquizofrenia / Fernando Pessoa.

_____________________________________


Literatura brasileira: missão ou entretenimento?
Meraldo Zisman


Regional Pernambuco 

RESENHA / SINÓPSE: 
Introdução e Discussão 
Em 1902 dois livros fundamentais para a cultura brasileira foram Publicados: Os sertões, de Euclides da Cunha, e Canaã, de Graça Aranha. Dois temas centrais atravessam os livros: a discussão sobre a miscigenação e seus descontentes, assim como a falta de diálogo entre Brasil urbano e Brasil rural e Cidadão e Governo.
O êxito imediato dos dois títulos ajuda a compreender a força que a ficção teve no Brasil: ao constituir um espaço privilegiado para pensar o país e seus impasses, atribuiu-se à Literatura uma missão propriamente civilizatória, empenhada.
No Brasil contemporâneo , a literatura tardou em dar sinais de renovação. Se no cinema, na música e nas artes plásticas emergiram criadores e grupos que já a partir dos anos 1980 configuravam um novo cenário, a vida literária, ainda que ativa, não se mostrava transformada em conjunto. Uma conjugação de fatores, da difusão da internet à profissionalização do mercado editorial, tornou corrente, na virada do século, a idéia de uma “nova literatura”. E o que importa hoje é discutir como se chegou a ela, quais são seus limites e como se pode ir além dela.
Conclusões  
 1. Euclides da Cunha nos da ciência da existência de dois ‘Brasis’ com os mestiços neurastênicos litorâneos* contra os sertanejos* como personagens do seu livro Os Sertões.
(João Cezar de Castro Rocha é professor de Literatura Comparada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
 2. A literatura do Brasil tem como missão a formação dos contornos da nacionalidade, desde que a identidade brasileira não é uma essência, mas o processo de construção de uma grande narração coletiva em que o mito exerce papel decisivo. 
 3.  No meu primeiro livro publicado Nordeste Pigmeu (uma geração ameaçada) Editora Oedip Recife-1987, reformulação de minha tese de doutoramento (Universidade de Bristol UK e UFPE) na sua contra capa registro:   
Não temos unidade de raça. Não a teremos, talvez, nunca.
Predestinamo-nos à formação de uma raça histórica em futuro remoto, se permitir dilatado tempo de vida nacional autônoma.
Inverteremos, sob este aspecto, a ordem natural dos factos. A nossa evolução biológica reclama a garantia da evolução social.
Estamos condenados à civilização. Ou progrediremos, ou desapareceremos.

Euclides da Cunha (Os Sertões.). Capitulo O HOMEM
Complexidade do problema Etnológico do Brasil16a Edição, pg. 70,1942
Ed. Livraria Francisco Alves.

_________________________________________

Direitos autorais e escritores. O plágio na literatura.
Prof. João Augusto Cardoso
União Brasileira de Escritores  

São Paulo

RESENHA / SINÓPSE: 
Breve histórico dos direitos autorais no mundo e no Brasil. Prazo de proteção da criação intelectual e domínio público. O trabalho acadêmico como obra intelectual e documento. 
Violação dos direitos autorais.


______________________________________________________



INSCRIÇÕES ENCERRADAS
(VEJA AS REGRAS QUE FORAM SEGUIDAS PARA INSCRIÇÃO)

Regras para  inscrição
_____________________________________________

Com a finalidade de atender os diversos pedidos para inclusão de palestras na programação do XXVI Congresso Nacional, a Diretoria/Comissão Organizadora estabeleceu as seguintes orientações:

a) o interessado em proferir palestra deverá remeter à diretoria da SOBRAMES SP, por e-mail, uma resenha sobre o assunto que pretende abordar, contendo identificação do palestrante, TÍTULO da palestra e informação da necessidade de dispositivo audio-visual. E-mail para envio das informações: rumoeditorial@uol.com.br

b) a diretoria fará a análise do assunto proposto, que deverá ser pertinente ao interesse do Congresso Literário, e comunicará ao interessado a inclusão da palestra no programa; 

c) para contemplar a realização das palestras SEM prejuízo das sessões literárias em prosa e verso, o tempo de explanação deve ser de, no máximo, 30 (trinta) minutos; 

d) as palestras abrirão as sessões literárias, tendo sido programadas no máximo 6(seis) palestras, sendo UMA palestra para cada sessão literária prevista no Congresso;

e) havendo mais interessados do que a disponibilidade de horários de apresentação das palestras, a escolha dos temas a serem incluídos na programação será feita democraticamente em reunião de Diretoria / Comissão Organizadora, por meio de VOTO, respeitando-se assim o interesse no assunto pela decisão da maioria;

f) o período de inscrições para as palestras, com envio das resenhas, é o mesmo que o das inscrições para o Congresso: 30.06.2016

g) os palestrantes receberão certificados; 

h) o conteúdo das palestras NÃO fará parte dos Anais do Congresso, sendo contudo mencionadas no programa geral, com respectivos títulos, autores e sinopse; 

i) o palestrante poderá trazer folders, banners e cartazes que complementem o tema de sua palestra para expor no foyer da sala de sessões, enriquecendo o espaço de circulação e ilustrando o assunto que abordou;

j) havendo necessidade de utilização de audio-visual durante a exposição, o palestrante interessado deverá mencionar esse fato no e-mail em que enviar a sinopse da palestra, ficando responsável por sua produção. O audio visual deverá ser gravado pelo interessado em PEN DRIVE, compatível com conexão em entrada USB. O PEN DRIVE deverá ser trazido pelo palestrante e testado com antecedência. O uso de audio-visual não acrescentará tempo à exposição, que será limitada sempre ao total de 30 (trinta) minutos.
   
k) findo o período estabelecido para inscrição e envio da resenha, não haverá ajustes da programação para futuras inclusões.


O Congresso tem como principal objetivo prestigiar a produção literária de médicos escritores das regionais inscritas no evento e possibilitar a confraternização entre os participantes. Tornou-se, portanto, necessário estabelecer alguns critérios para a realização de palestras sem prejuízo da programação literária.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário